Não há dúvida que os chás possuem uma verdadeira legião de apreciadores em todo o mundo por suas características únicas (além de fazerem parte de inúmeras tradições e culturas). Deliciosa e saudável, a bebida proveniente da Camellia sinensis pode ser consumida de diversas maneiras – e um bom exemplo nesse sentido é que algumas pessoas gostam de degustá-la quente, enquanto outras preferem saboreá-la gelada.
Muito bem: chás são sempre bem-vindos em qualquer ocasião – e, evidentemente, não há uma regra para saboreá-los. No entanto, é possível dizer sem medo de errar que, em épocas como verão, chás gelados são muito apreciados para aliviar o calor, enquanto no inverno os chás quentes proporcionam uma inigualável sensação de aconchego e conforto. Mas e a experiência da degustação? E quanto às substâncias saudáveis? A temperatura da bebida ao consumi-la faz diferença? É o que veremos a seguir.
Aromas e sabores
No caso dos chás quentes, a principal diferença está no aroma e no sabor. Os vapores emanados pela bebida proporcionam uma agradável experiência sensorial e despertam, com intensidade, memórias e sensações reconfortantes. E o calor, por sua vez, faz com que os sabores fiquem ainda mais evidentes e sejam claramente reconhecidos pelo paladar e olfato em meio à degustação.
Os chás gelados, porém, são mais indicados para relaxar no dia a dia e proporcionam uma experiência diferente. Seus sabores tornam-se mais suaves, com toques herbais e refrescantes, além de serem menos voláteis (ao contrário dos chás quentes, cuja experiência difere à medida que esfriam). E aqui cabe uma observação interessante: algumas variedades são ainda melhores quando consumidas frias ou geladas.
Benefícios à saúde
Quanto aos benefícios à saúde, a diferença é insignificante, mesmo que existam algumas suposições a esse respeito. É necessário considerar, no entanto, que tal aspecto está relacionado à procedência do chá, e não à temperatura. Em outras palavras, isso significa que ambos possuem basicamente a mesma quantidade de substâncias saudáveis como antioxidantes, catequinas e flavonoides – entre outras.
O que importa é a experiência
A resposta, portanto, está nas preferências individuais. Quentes ou gelados, chás proporcionam uma agradável experiência – e cada pessoa tem sua própria maneira de saboreá-los. Ou seja, não existe diferença: o que importa, para todos os efeitos, é a satisfação obtida em meio à degustação dessa bebida tão apreciada e repleta de significados. E você? Já preparou seu Chá Especial hoje? Dê uma olhada na loja virtual T&M e conheça nossos produtos: (URL)